Hoje temos tecnologia para tratarmos todos os resíduos sólidos industriais. Para tanto basta ter a iniciativa de faze-lo.
Pensando em resíduos, a HPC Ambiental, desenvolveu estudos de bancada para a incorporação de areia processada de fundição em blocos, pisos cerâmicos, e fritas cerâmicas (um dos constituintes dos esmaltes cerâmicos).
Neste estudo exigido pelos órgãos ambientais para a obtenção da L.O na reutilização de resíduos de areia processada de fundição em cerâmica vermelha foram avaliados os possíveis contaminantes frutos da lixiviação e solubilização dos constituintes dos corpos de prova queimados.
Com esta analise verificou-se que ocorre a sintetização dos contaminantes do corpo de prova. Outro fatos de grande relevância verificado no estudo foi o de que o resíduo de areia proporciona uma melhora significativa nas propriedades tecnológicas dos blocos cerâmicos, tais como:
- Aumento da resistência mecânica
- Aceleração da secagem
- Diminuição e retração das peças queimadas
para misturas de até 40% de areia processada de fundição observou-se uma melhora nas propriedades dos blocos produzidos com a areia processada.
A tabela abaixo mostra um estudo da resistência mecânica a flexão de quatro pontos onde observa-se que para a concentração de 30% de areia de fundição há um significativo ganho na resistência dos corpos de prova.

*Os valores sobrescritos correspondem ao desvio padrão para seis amostras